Uriel Ribeiro's profile

Nox: A animação

Durante muito tempo, busquei uma forma de expressar o sentimento que experimento ao sonhar todas as noites. Foi então que encontrei um meio: as artes. Desde que me identifiquei, de certa forma, como um artista, tive a ideia de estruturar minhas fantasias e sonhos em uma obra audiovisual.
Não se trata de um trabalho encomendado, ou algo feito para vender. O objetivo é simplesmente me presentear com a possibilidade de voltar sempre que quiser nàqueles sonhos que deixaram em mim aquela vontade de voltar a dormir para ver o desfecho do sonho. Vejo em Nox a oportunidade de mostrar minhas habilidades artísticas claro, ainda mais por ser uma obra pessoal e independente. 










Passei um ano e meio dedicado a fundamentar Nox; minha meta era criar uma história tão coesa que eu pudesse enunciá-la em poucas palavras. Nox é um jovem em uma jornada para dentro de si mesmo, onde precisará encarar todas as suas faces para ser liberto do próprio ego e aceitar a finitude e a morte.

Para o desenvolvimento da animação, mergulhei nos estudos em busca de um método. Foi durante uma das minhas várias leituras sobre animação que conheci o conceito de "tempo e espaço". Animação é isso. O bater de asas de um pássaro, o chute de uma bola na trave, tudo isso envolve espaço e tempo. No espaço, mostramos o que está acontecendo, enquanto o tempo é a cadência com a qual os eventos da cena ocorrem.
Ter aprendido os princípios da Disney também foi fundamental.


Por ter familiaridade com modelagem 3D, repliquei partes da minha cidade, também como uma forma de homenageá-la, sobretudo os bairros mais periféricos, locais e patrimônios históricos. Utilizei o Blender, um software de modelagem 3D, e o renderizador Cycles para criar essas reproduções.

Esse trabalho envolveu não apenas a reprodução fiel das construções e características físicas dos lugares, mas também a captura da essência e atmosfera de cada local. Foi um processo minucioso e desafiador, que exigiu atenção aos detalhes e pesquisa histórica para garantir a precisão das representações.

Ao replicar esses lugares em 3D, pude não apenas exercitar minhas habilidades em modelagem, mas também compartilhar um pouco da minha conexão e amor pela cidade com outras pessoas. Foi uma maneira de preservar digitalmente esses locais, garantindo que eles possam ser apreciados e estudados por muitos anos.
Nox: A animação
Published:

Owner

Nox: A animação

Published:

Creative Fields